melhores plantas para jardim vertical

Quais são as melhores plantas para jardim vertical? Descubra!

Publicado

Muitos de nossos clientes possuem dúvidas sobre quais são as melhores plantas para jardim vertical. De fato, a escolha das espécies deve ter atenção, pois não são todos os tipos de flores e folhagens que se adaptam ao ambiente vertical, seja ele interno ou externo. 

Para lhe auxiliar na escolha, separamos algumas espécies que são boas opções para o jardim vertical

Siga a leitura! 

Afinal, quais são as melhores plantas para jardim vertical?

Em nossos posts, já falamos sobre os diversos benefícios da arquitetura sustentável. Em resumo, a Ecotelhado, além de oferecer excelência na estética dos ambientes, sua tecnologia age como purificador da poluição urbana e também pode ser usado para tratar os efluentes produzidos na edificação. 

Se você ainda precisa escolher as flores e/ou folhagens que vão compor a sua parede verde, 7 plantas para jardim vertical utilização: 

1. Zamioculcas

O nome até pode parecer estranho, mas a folhagem é uma das opções ideais para os jardins verticais. Bonita e fácil de cuidar, a Zamioculca é a opção ideal para cultivar dentro de casa. 

É de origem africana e é a melhor escolha para locais sem iluminação, exigindo pouca luz e pouca ventilação. Por não tolerar geadas, deve ter atenção quando utilizada em locais mais frios durante o inverno, por exemplo.

2. Vinca Pendente Variegata

A Vinca Pendente é uma das melhores opções para os jardins verticais, visto que quando plantadas em jardineiras ou vasos suspensos, suas flores delicadas e suas folhagens ficam penduradas. A planta se adapta melhor ao clima mediterrâneo, subtropical, desta forma, desenvolve-se melhor em regiões frias, não tolerando o calor excessivo. A planta deve ser cultivada ao sol ou em meia-sombra.

3. Trapoeraba Roxa

De origem mexicana, a Trapoeraba Roxa é muito comum nos lares brasileiros. A planta possui flores pequenas, roxas como as suas folhagens. Para que a cor das folhas seja ainda mais acentuada, é importante que as plantas fiquem ao sol. 

A Trapoeraba não tolera muito bem as baixas temperaturas do inverno e é ideal para plantio em jardineiras, visto que sob as árvores a planta não apresenta bom desenvolvimento, tornando-se esverdeada.

4. Tapete Inglês

Essa linda espécie de planta tem uma excelente adaptação aos ambientes, tanto no sol quando em meia sombra, se desenvolvendo bem no clima Tropical, Subtropical, Mediterrâneo, Temperado, Oceânico e Subtropical. Suas flores estão presentes em quase todo o ano, mas ganham maior destaque nos meses do verão e do outono.

5. Samambaia Americana

Você sabia que existem diferentes tipos de samambaia? A Samambaia Americana é uma delas, planta que se popularizou na decoração de interiores no Brasil. 

A planta leva esse nome pois os seus melhoramentos genéticos são realizados na cidade de Boston, nos Estados Unidos. A melhor iluminação para esse tipo de planta é a meia sombra, podendo também receber a iluminação indireta.

6. Russelia

Popularmente conhecida pelo nome “Flor de Coral”, a planta é ideal para cultivo em vasos, floreiras e cestas suspensas (como por exemplo o jardim vertical). Ela prefere climas quentes e amenos, no entanto, tolera bem o frio, vento e a salinidade presente em praias.

7. Mini Lírio da Paz

O Mini Lírio da Paz é indicado para plantação em áreas internas ou sombreadas, pois nunca pode ter contato direto com o sol. A espécie gosta de umidade, é originária do México e apresenta flores durante quase o ano todo.

Então, gostou de saber mais sobre melhores plantas para jardim vertical? Comente!

Deixe seu comentário abaixo